O programa multidisciplinar de pós-graduação em estudos étnicos e africanos busca formar pesquisadores voltados para o contexto africano e para as populações afro-americanas, com ênfase nos processos de construção de identidades étnicas e raciais.
Trata-se de uma proposta única e pioneira no Brasil, que pretende atender uma demanda crescente por especialistas no campo desde a introdução de temas afro-brasileiros e africanos nos currículos escolares. O programa forma mestres e doutores para atuar em centros de pesquisa, no ensino médio e superior, em organismos nacionais e internacionais, organizações não-governamentais e instituições privadas.
O enfoque multidisciplinar responde à constatação de que as áreas dos estudos africanos e das relações etno-raciais não podem ser adequadamente abordadas seguindo-se a tradição disciplinar clássica, nem devem estar a ela circunscritas. Também indica um reconhecimento da relevância dos estudos comparativos para um melhor entendimento da questão etno-racial e da presença africana na América Latina. Finalmente, a abordagem multidisciplinar expressa a necessidade de diálogo entre as comunidades acadêmicas dos países latino-americanos - sobretudo aqueles com grande contingente populacional de descendência africana – e africanos – principalmente aqueles de língua oficial portuguesa.
Fonte:http://www.posafro.ufba.br/apresentacao.php
*Para saber + acesse o site da Fonte!
*Para saber + acesse o site da Fonte!



Interessante! Não sabia que a cultura africana era tão importante a ponto de ser estudada e aprofundada!
ResponderExcluir