O preconceito racial é uma doença insidiosa moral e social que afeta os povos e as populações de todo o mundo. É diagnosticada pela catalogação dos seus vários sintomas e manifestações que incluem o medo, a intolerância, a separação, a segregação, a discriminação e o ódio. Apesar de todos estes sintomas de preconceito racial serem manifestados, a única causa subjacente do preconceito racial é a ignorância. Historicamente, uma raça de pessoas é definida como uma população com características biológicas distintas.
Para combater a doença do preconceito racial, sociedades modernas elaboraram e aprovaram legislações para garantir que as pessoas se "tratariam" com respeito e dignidade, permitindo a todos o direito inalienável da vida e liberdade.
Comentário 1:
Os africanos são considerados um povo de resistência social, pois cada dia é uma luta constante para superar barreiras que os impedem de exercer a cidadania. Mas com o tempo, esse povo está conquistando seus direitos na sociedade, como por exemplo, a lei que pune o racismo e a que tornou obrigatório o ensino da história geral da África e do povo negro no Brasil. Realidade triste, precisar de lei para garantir o que é direito de todos: Respeito. Até quando, iremos agir desse jeito ignorando a cultura, a riqueza e as contribuições de um povo que ajudou na nossa formação?!
Por: Mariana Rosa
O preconceito racial é um problema atual que deve ser erradicado, pois as pessoas devem aprender a conviver com as diferenças e parar com essa terrível doença.
ResponderExcluirFoi interessante a iniciativa da turma em falar sobre esse assunto tão polêmico e importante, já que retrata de forma intrigante as opressões sofridas pelos negros, e como isso influenciou na formação de pensamento e de princípios morais e éticos da sociedade brasileira.
ResponderExcluirMarco Antônio Argôlo 8ªB 22
a abordagem desse assunto é muito importante pois vivemos num pais de grande predominio de cultura negra e mesmo assim insistimos, ate em pequenas ações, a desqualificar pessoas por cor e raça
ResponderExcluirGABRIEL PORTELA
muito interessante a iniciativa do grupo de jovens em fazer uma postagem sobre esse tema tão discutido
ResponderExcluirÉ triste saber que pessoas são discriminadas pela cor da pele.Acho tão ridículo!!
ResponderExcluirOs afrodescendentes sofrem com preconceito racial há muitos séculos. Porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com uma grande diversidade cultural, ainda pratica o racismo. O que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação.
ResponderExcluirCatharina Nascimento.
É ALGO TRISTE ISSO POIS NÓS VIVEMOS EM UM PAIS EM QUE O CONTIGENTE DE NEGROS É BASTANTE ALTO E AINDA EXISTE A DISCRIMINAÇÃO.
ResponderExcluirGABRIEL LIMA