terça-feira, 14 de agosto de 2012

Preconceito Racial – O que é isso?O que fazer para combater?


O preconceito racial é uma doença insidiosa moral e social que afeta os povos e as populações de todo o mundo. É diagnosticada pela catalogação dos seus vários sintomas e manifestações que incluem o medo, a intolerância, a separação, a segregação, a discriminação e o ódio. Apesar de todos estes sintomas de preconceito racial serem manifestados, a única causa subjacente do preconceito racial é a ignorância. Historicamente, uma raça de pessoas é definida como uma população com características biológicas distintas. 

Para combater a doença do preconceito racial, sociedades modernas elaboraram e aprovaram legislações para garantir que as pessoas se "tratariam" com respeito e dignidade, permitindo a todos o direito inalienável da vida e liberdade. 


Comentário 1:
Os africanos são considerados um povo de resistência social, pois cada dia é uma luta constante para superar barreiras que os impedem de exercer a cidadania. Mas com o tempo, esse povo está conquistando seus direitos na sociedade, como por exemplo, a lei que pune o racismo e a que tornou obrigatório o ensino da história geral da África e do povo negro no Brasil. Realidade triste, precisar de lei para garantir o que é direito de todos: Respeito. Até quando, iremos agir desse jeito ignorando a cultura, a riqueza e as contribuições de um povo que ajudou na nossa formação?!  
Por: Mariana Rosa



7 comentários:

  1. O preconceito racial é um problema atual que deve ser erradicado, pois as pessoas devem aprender a conviver com as diferenças e parar com essa terrível doença.

    ResponderExcluir
  2. Foi interessante a iniciativa da turma em falar sobre esse assunto tão polêmico e importante, já que retrata de forma intrigante as opressões sofridas pelos negros, e como isso influenciou na formação de pensamento e de princípios morais e éticos da sociedade brasileira.
    Marco Antônio Argôlo 8ªB 22

    ResponderExcluir
  3. a abordagem desse assunto é muito importante pois vivemos num pais de grande predominio de cultura negra e mesmo assim insistimos, ate em pequenas ações, a desqualificar pessoas por cor e raça

    GABRIEL PORTELA

    ResponderExcluir
  4. muito interessante a iniciativa do grupo de jovens em fazer uma postagem sobre esse tema tão discutido

    ResponderExcluir
  5. É triste saber que pessoas são discriminadas pela cor da pele.Acho tão ridículo!!

    ResponderExcluir
  6. Os afrodescendentes sofrem com preconceito racial há muitos séculos. Porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com uma grande diversidade cultural, ainda pratica o racismo. O que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação.
    Catharina Nascimento.

    ResponderExcluir
  7. É ALGO TRISTE ISSO POIS NÓS VIVEMOS EM UM PAIS EM QUE O CONTIGENTE DE NEGROS É BASTANTE ALTO E AINDA EXISTE A DISCRIMINAÇÃO.
    GABRIEL LIMA

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Search