terça-feira, 22 de maio de 2012

África, nosso berço.


 A África é um continente com, aproximadamente, 30,27 milhões de quilômetros quadrados de terras. Estas se localizam parte no hemisfério norte e parte no sul. Tem uma forte ligação com o Brasil, uma vez que os escravos negros trouxeram suas matrizes culturais e transformaram não apenas a sua religião, mas todas as suas raízes em uma cultura de resistência social, a cultura Afro-Brasileira. Denomina-se cultura Afro-Brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Então podemos concluir que nós brasileiros somos formados pela África.
  O Projeto África foi desenvolvido no ano de 2003 com planos iniciais de ser um simples projeto de história em sala de aula. Hoje o projeto tomou grandes dimensões devido ao sucesso e a forma que aborda o tema – trabalhos em grupos, apresentação dançante, entrevistas. Antes apresentado apenas como um continente pobre e doente, agora os jovens tem outra visão dessa região rica e cheia de história e cultura para se conhecer.
   A abordagem do projeto tem o intuito de esclarecer desde o início do entrelaçamento do Brasil com a África até a nossa cultura atual, vinda de povos africanos e indígenas. O governo brasileiro inseriu uma lei de número 10639 que afirma: “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.” Alterada depois para a lei 11645 que corrige e reafirma a anterior: “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.” A importância dessas leis é incentivar os jovens a descobrirem a história do seu país através de um modo dinâmico que sai da rotina da sala de aula e das avaliações.
  O objetivo do projeto é mostrar a marca africana, que permanece em nossas vidas através da literatura, da dança, da música, da religião, do teatro, do modo de viver, pensar e falar. Afirmar que o continente africano não é somente, miséria, fome e pobreza, mas acima de tudo luta, riqueza, glória e berço. Sem a África, o que seria de nós? 

7 comentários:

  1. Ameei o blog!! Me ajudou bastante a fazer um trabalho!! Parabéns 8ª B!!

    ResponderExcluir
  2. o blog esta otimooooooo!! estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  3. gaaaaaaaaaaaaaaalera ameeei mt!

    ResponderExcluir
  4. massaaaa galera! parebens

    ResponderExcluir
  5. Iiiiiiai pessoal, tudo bem? Aqui quem fala é o Edu, e eu queria falar que o blog tá muito legal, parabéns aí pra vcs, boa sorte.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Search