O Projeto África foi desenvolvido no ano de 2003 com planos iniciais de ser um simples projeto de história em sala de aula. Hoje o projeto tomou grandes dimensões devido ao sucesso e a forma que aborda o tema – trabalhos em grupos, apresentação dançante, entrevistas. Antes apresentado apenas como um continente pobre e doente, agora os jovens tem outra visão dessa região rica e cheia de história e cultura para se conhecer.
A abordagem do projeto tem o intuito de esclarecer desde o início do entrelaçamento do Brasil com a África até a nossa cultura atual, vinda de povos africanos e indígenas. O governo brasileiro inseriu uma lei de número 10639 que afirma: “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.” Alterada depois para a lei 11645 que corrige e reafirma a anterior: “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.” A importância dessas leis é incentivar os jovens a descobrirem a história do seu país através de um modo dinâmico que sai da rotina da sala de aula e das avaliações.
O objetivo do projeto é mostrar a marca africana, que permanece em nossas vidas através da literatura, da dança, da música, da religião, do teatro, do modo de viver, pensar e falar. Afirmar que o continente africano não é somente, miséria, fome e pobreza, mas acima de tudo luta, riqueza, glória e berço. Sem a África, o que seria de nós?




Ameei o blog!! Me ajudou bastante a fazer um trabalho!! Parabéns 8ª B!!
ResponderExcluiro blog esta otimooooooo!! estão de parabéns!
ResponderExcluirgaaaaaaaaaaaaaaalera ameeei mt!
ResponderExcluirmassaaaa galera! parebens
ResponderExcluiradoreeeeeeeeeeeeeei
ResponderExcluirIiiiiiai pessoal, tudo bem? Aqui quem fala é o Edu, e eu queria falar que o blog tá muito legal, parabéns aí pra vcs, boa sorte.
ResponderExcluirMuito bom ein?
ResponderExcluir