Uma revolta de escravos africanos ocorreu em Salvador, na madrugada de 25 de janeiro de 1835. O movimento envolveu cerca de 600 homens. Tratava-se, em sua imensa maioria, de negros muçulmanos, em especial da etnia nagô, de língua iorubá. Vem daí o nome que a rebelião recebeu: Revolta dos Malês. A expressão "malê" provém de "imalê", que no idioma iorubá significa muçulmano.
O primeiro alvo dos rebeldes - inicialmente um grupo de 60 homens - foi a Câmara Municipal de Salvador, em cujo subsolo localizava-se uma prisão onde estava preso o velho Pacífico Licutan, um dos mais populares líderes malês. Entretanto, o ataque à prisão não obteve sucesso, devido à reação conjunta dos carcereiros e da guarda do palácio do governo, situada na mesma praça (a atual praça Tomé de Sousa).
Esse primeiro grupo de rebeldes espalhou-se então pelas ruas da cidade, convocando os outros escravos a se unirem a eles. Durante algumas horas, a revolta expandiu-se por diversas regiões de Salvador, traduzindo-se em confrontos violentos entre os revoltosos e as forças policiais. Os malês foram duramente reprimidos e, afinal, vencidos. Mais de 70 rebeldes e cerca de dez soldados morreram nos combates.
Não se conhecem os planos dos revoltosos no caso de uma vitória do movimento. O historiador João José dos Reis, estudioso do episódio, afirma que "há indícios de que não tinham planos amigáveis para as pessoas nascidas no Brasil, fossem estas brancas, negras ou mestiças. Umas seriam mortas, outras escravizadas pelos vitoriosos malês".
Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/revolta-dos-males-rebeliao-de-escravos-muculmanos-em-salvador.jhtm
Comentário:
A revolta dos malês Foi uma forma encontradas pelos escravos para resistir e quebrar a ordem do sistema escravista da época. Vale ressaltar que estavam enraizados em toda a Salvador e no recôncavo, tinham uma organização militar detalhada e conseguiram mobilizar recursos financeiros, porém as insurreições fracassaram devido a denuncia de traidores.
Por: Raquel Saback
Parece que a Revolta dos Malês foi uma das grandes lutas dos africanos aqui em Salvador!!Moro aqui em Salvador e não sabia disso!Estou aprendendo muito com blog de vocês!Parabéns 8ªB!
ResponderExcluirCada dia conquisto mais conhecimento neste blog , cada tema é bem aprofundado e trabalhado - tia de uma aluna
ResponderExcluir